domingo, 15 de julho de 2012

63º Reunião Anual da SBPC


Termina hoje em Goiânia a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que teve como tema Cerrado – água, alimento, energia. Durante seis dias, os pesquisadores reunidos no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) discutiram estratégias para o desenvolvimento sustentável do cerrado, colocaram em pauta a necessidade de mais recursos para a educação, ciência, tecnologia e inovação e cobraram novos marcos regulatórios para as atividades de C&T.
A SBPC conseguiu um efeito político, chegar àqueles que são gestores e dizer: olhem mais para educação, ciência e tecnologia que elas são fundamentais para o país. Todas as sessões que frequentei trouxeram debates importantes. 



 Professora Bernadete, da UNESP, apresentou seu trabalho com o tema "O ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: entre o desejado, o possível e o efetivo." - bernardete@marilia.unesp.br

Como representante da instituição UFPI, não deixei de apresentar o meu trabalho, que teve como o tema: Proposta do PIBID para atuar com o 6º ano do ensino fundamental II, na abordagem do conteúdo "meio  ambiente e interrelações com os seres vivos" - akarol.cardoso@gmail.com

 Tivemos a graduanda Cleomara do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Natureza- UFPI, que expôs seu trabalho com o tema:  Abordagem metodológica para o 7º ano do ensino fundamental, no primeiro ano do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), na área de Ciência da Natureza, em Teresina- PI .

Graduandas da UFG com o trabalho "Projeto PIBID na contribuição para formação inicial do professores de Góias."




As Reuniões anuais da SBPC se constituem como um congresso científico mais heterogênio do Brasil. É a maior divulgação científica da pesquisa em universidades públicas, e outras instituições, do país. Ali se apresentam todas as áreas do saber científico, culturais, histórico-políticos, entre outros. É um momento também em que podemos nos reencontrar com quem pesquisa sobre os mesmos temas, objetos, métodos pedagógicos, etc. Possibilita a discussão de novos caminhos para as isntituições/associaçoes profissionais e acadêmicas no sentido de reunir e confraternizar seus associados. Também há a manifestação cultural variada em cada região em que a SBPC é sediada. Possibilita o investimento turístico e o contato com novas pessoas, dinamizando novos interesses socializando o conhecimento. 


Nenhum comentário: